O Prefeito de Belo Vale, Waltenir Liberato Soares, “Nequinha”, assinou convênio com o 2º Pelotão PM/73ª Cia/31ª BPM/13ª RPM, comandado pelo 2º Ten PM Luiz Fernando de Paula Souza, o presente convênio tem como objetivo a cooperação financeira entre a Prefeitura de Belo Vale e a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais.
A prefeitura de Belo Vale repassará a Polícia Militar o montante de R$385.750,00, que serão usados para a aquisição de 01 (uma) viatura caminhonete 4×4 à diesel, 02 (dois) rádios digitais móveis, 03 (três) rádios digitais portáteis (HT), além de 01 (uma) Pistola de Emissão de Impulso Elétrico (PEIE).
A Polícia Militar em contrapartida ao convênio firmado executará na cidade de Belo Vale policiamento ostensivo, com execução de atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), Patrulha Rural, Patrulha Escolar, Blitz educativas, Reuniões comunitárias, visitas tranquilizadoras e atendimento comunitário em geral. Essa contrapartida vem como suplementação as atividades que já são realizadas rotineiramente pelo 2º Pelotão PM em Belo Vale.
A aquisição dos referidos recursos logísticos, vem proporcionar a população belo-valense uma evolução na prestação de serviço por parte da Polícia Militar, haja vista que a viatura com tração 4×4 possibilitará ao policial militar atender a comunidade nos rincões mais distantes do município e em casos de calamidade pública, a exemplo as enchentes que assolam o município, a viatura caminhonete será empregada pelos policiais militares em apoio a Defesa Civil, no salvamento e resgate de vítimas.
Ainda em relação as aquisições, destacamos a modernização da comunicação da rede rádio do 31º BPM, o qual utiliza a rede digital que oferece maior clareza, qualidade e segurança nas comunicações entre os militares. Neste sentido, a compra dos rádios digitais possibilitará uma comunicação clara e segura dos policiais militares de Belo Vale que estejam em qualquer parte da cidade, seja zona urbana ou rural, diretamente com a cidade de Conselheiro Lafaiete.
Destaco também a aquisição da Pistola de Emissão de Impulso Elétrico (PEIE) que trata-se de um instrumento de menor potencial ofensivo que estará a disposição dos policiais militares de serviço em Belo Vale. Essa aquisição está devidamente amparada na Lei n. 13.060, de 14 de dezembro de 2014, que traz a necessidade de priorização de utilização dos instrumentos de menor potencial ofensivo em detrimento de meios letais de acordo com o caso em questão.
A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) está presente nos 853 municípios mineiros e possui a missão constitucional de execução da atividade de polícia ostensiva e a preservação da ordem pública. Diuturnamente, a Corporação adota diversas estratégias, ações e operações preventivas e repressivas com vistas a fortalecer o policiamento ostensivo, a resolução de problemas que impactem na qualidade de vida da comunidade, a redução do crime e aumento da sensação de segurança do cidadão mineiro.
Assim, o convênio firmado entre a Prefeitura de Belo Vale e a Polícia Militar mostra-se imprescindível para garantir condições ideais de emprego do efetivo nos mais variados cenários e contextos sociais e territoriais.