PF e Ibama realizam operação contra garimpo ilegal em Minas Gerais

0
415

PF e Ibama realizam operação contra garimpo ilegal em Minas Gerais

Na manhã desta quarta-feira (30/10), uma operação conjunta da Polícia Federal (PF) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) desarticulou um garimpo ilegal de ouro que vinha causando graves danos ambientais na região de Belo Vale, Minas Gerais. A atividade clandestina, localizada às margens do Rio Paraopeba, comprometia o ecossistema local, provocando, entre outros impactos, o assoreamento do rio.

A operação é resultado de uma investigação que começou após denúncias de mineração irregular na zona rural de Belo Vale. No local, foram encontrados diversos equipamentos utilizados na extração de ouro, como uma draga e ferramentas de mergulho, mas os responsáveis pelo garimpo não foram localizados.

Para impedir a continuidade das atividades, o Ibama destruiu a balsa e outros materiais utilizados no garimpo, medida considerada essencial para mitigar os impactos ambientais e inibir novos danos à região.

De acordo com a PF e o Ibama, as diligências para combater o garimpo ilegal serão intensificadas, com o objetivo de proteger os recursos naturais e garantir o cumprimento das legislações ambiental e mineral. As investigações continuam, com o foco em identificar os responsáveis e rastrear o destino do ouro extraído ilegalmente.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA