Vídeo produzido pelo Comitê Gestor Pró-Brumadinho traz um resumo da evolução das ações pelos danos provocados pelo rompimento
A assinatura do Acordo Judicial de Reparação aos danos causados pelo rompimento das barragens da Vale em Brumadinho completa um ano e um mês nesta sexta-feira (4/3). Compromissos de reparação foram firmados tendo como prioridade a recuperação socioambiental e socioeconômica da região atingida – Brumadinho e outros 25 municípios da bacia do Rio Paraopeba.
Os principais avanços na execução do termo judicial neste primeiro ano são mostrados no vídeo a seguir:
Também cabe destacar, além das informações que constam no vídeo, a seleção de 103 obras e iniciativas encaminhadas à Vale no fim do mês de fevereiro para detalhamento de cronogramas e custos. Obras estas a serem executadas nos 26 municípios atingidos. São 27 iniciativas para Brumadinho e 76 para os demais municípios, sendo três para cada um deles e uma específica para uma comunidade. Leia mais aqui.
O Acordo Judicial visa reparar os danos decorrentes do desastre ocorrido em janeiro de 2019, que tirou a vida de 272 pessoas e responsabiliza a Vale por todos os danos socioambientais e socioeconômicos provocados em Brumadinho e nos outros 25 municípios atingidos da Bacia do Rio Paraopeba.
Informações detalhadas sobre a execução podem ser acompanhadas no site probrumadinho.mg.gov.br.