lobo-guará é resgatado com Ferimento na zona rural de Belo Vale

0
378

Na tarde da última terça-feira, dia 07 de dezembro de 2021, a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Sra. Kelly Cristina dos Santos Sousa, foi acionada pela Polícia Militar de Minas Gerais acerca de um lobo-guará que havia sido resgatado na zona rural deste município por munícipes.


O animal chegou à secretaria encaminhado pela Sra. Silvina Fernandes e sua filha Nayane Fernandes. A Sra. Silvina informou que viu o animal machucado na estrada de acesso, Salgado/Belo Vale enquanto trabalhava. Findando sua jornada de trabalho, retornou ao local com sua filha e conseguiu colocar uma coleira e transportá-lo para o carro, trazendo o animal imediatamente para o quartel da Polícia Militar. Chegando ao local foram orientadas a encaminhá-lo à Secretaria Municipal de Meio Ambiente para que fossem tomadas as medidas cabíveis.
O animal foi recebido pela equipe da Secretaria que acionou o Médico Veterinário Artur Braga, o Centro de Controle de Zoonoses de Belo Vale, a Polícia Militar de Meio Ambiente e o Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA em Belo Horizonte – CETAS/BH.
O médico veterinário Artur Braga identificou o animal como sendo um lobo-guará fêmea, indivíduo classificado pelo Ministério do Meio Ambiente como uma espécie vulnerável, segundo a lista de animais ameaçados de extinção.
O animal foi abrigado na sede da Secretaria até a chegada da Responsável Técnica da ONG ALPA (Associação Lafaietense de Proteção aos Animais), a médica veterinária Carla Miranda, especialista em resgate de animais silvestres indicada pelo CETAS/BH, para o atendimento de urgência considerando o estado débil que se encontrava o animal, que foi medicado e encaminhado à sede da ONG para maiores cuidados. A Secretaria está em contato com a ONG para ser atualizada sobre o estado de saúde do animal.

Conforme informado, a fêmea está sendo tratada e foi nomeada como Bela do Vale, em homenagem à cidade de seu resgate.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA