Congonhas realizado desde 1780, Jubileu do Senhor Bom Jesus do Matosinhos é uma das maiores festas do Estado; evento acontece no período de 7 a 14

0
839

Há 240 anos, Congonhas promove, de 7 a 14 de setembro, uma das maiores e mais antigas peregrinações religiosas de Minas Gerais, o Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Devido à pandemia do coronavírus, este ano o evento religioso não será realizado da forma convencional, tendo sido suspensas as missas presenciais e a comercialização de produtos nas famosas barraquinhas. Mas uma programação virtual manterá vivas a fé e a devoção.

A medida foi tomada pela Arquidiocese de Mariana junto à Prefeitura Municipal.

Todas as igrejas da cidade permanecerão fechadas. Neste momento, é importante que romeiros e fiéis permaneçam em suas casas e programem sua visita ao Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos para quando a pandemia acabar.

A devoção ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos chegou a Minas Gerais com o fiel português Feliciano Mendes, que veio em busca de ouro e, nessa procura, perdeu a saúde. Fez, então, uma promessa ao Bom Jesus e, quando a graça foi alcançada, empenhou-se em construir o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, em 1757.

Com as doações dos devotos, a Basílica do Senhor Bom Jesus foi renovada na segunda metade do século XVIII, tornando-se um dos mais importantes complexos artísticos e arquitetônicos do barroco mundial. O Local guarda as principais obras de Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho, sendo 12 profetas de pedra sabão e 64 esculturas em cedro que narram os passos da Paixão de Cristo.

As celebrações religiosas serão transmitidas ao vivo pelos seguintes canais:

Confira a programação:

7 de setembro:

7h: Missa

10h: Missa dos Excluídos

15h: Abertura do Jubileu do Senhor Bom Jesus 2020

17h30: Reza do Terço

18h: Missa

8 a 13 de setembro:

7h: Missa

15h: Missa

17h:30: Reza do Terço

18h: Missa

14 de setembro:

7h: Missa

10h: Missa

15h: Missa de encerramento

Rádio Congonhas FM 91.3: www.radiocongonhas.com.br

Facebook Rádio Congonhas: www.facebook.com/radiocongonhas

Facebook WebTv Congonhas: ww.facebook.com/webtvcongonhas

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA