Em junho foram 3.812 ocorrências, aumento de 82% em relação a junho de 2023. Não chove há quase 100 dias em Belo Horizonte e nas regiões Metropolitana e Central do estado.
Um incêndio destrói, na manhã desta quarta-feira (24), a Serra da Moeda, em Itabirito, na Região Central de Minas Gerais.
O Corpo de Bombeiros informou que oito viaturas foram deslocadas para atender a ocorrência e que as chamas começaram no início da tarde desta terça-feira (23).
Milhares de queimadas
De acordo com a corporação, o aumento de ocorrências no estado chama a atenção. Somente neste mês já foram mais 2.263 ocorrências. Em junho, 3.812. Um aumento de 82% em relação a junho de 2023.
Além do período seco, as causas dos incêndios incluem queima de lixo de forma incorreta e limpeza de terrenos sem nenhum cuidado.
Sem chuva
Há quase 100 dias, não chove em Belo Horizonte e nas regiões Metropolitana e Central do estado.
O Corpo de Bombeiros disse que 13 militares, funcionários do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) ajudam no combate às chamas. Dois aviões Air Tractor lançam água sobre as chamas.
O Comando de Aviação do Estado de Minas Gerais (Comave) foi acionado nesta manhã para deslocar uma tropa para ajudar no combate ao fogo.A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e aguarda retorno.