Secretária do Turismo e Prefeitura Municipal de Belo Vale,Inicia Ordem de execução de Reformas e Restauração Igreja Santa’ ana

0
491

MOMENTO HISTÓRICO NA PRESERVAÇÃO DE MAIS UM PATRIMÔNIO CULTURAL BELO-VALENSE.


A Prefeitura de Belo Vale, representada pelo prefeito Waltenir Liberato Soares, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e lazer, tem a honra de anunciar a todos os belo-valenses, que foi dada a ordem de serviço para a execução das obras de restauração dos elementos artísticos integrados à igreja de Santa Ana.
Construída em estilo barroco, e tombada a nível Municipal através do decreto de Nº 163/2017, a capela dedicada a Santa Ana, localizada na comunidade de Santana do Paraopeba, Zona Rural de Belo Vale, foi edificada ainda no século XVIII no ano de 1735, a pedido dos portugueses Manoel Teixeira e Manoel Machado. Estes portugueses, eram grandes negociantes e donos de terras entre Ouro Preto e Sabará. Nos anos 1730, decidiram investir no Médio Rio Paraopeba e, nesta região, construíram fazendas onde plantavam e criavam gado. Estes portugueses mandaram edificar, nesta época, uma pequena e requintada capela dedicada à Santa Ana, avó materna de Jesus. Este templo de estilo Barroco, se destaca como um dos principais Patrimônios Culturais Religiosos de Belo Vale. A histórica igreja, como está mencionado no Inventário de Proteção do Patrimônio Cultural realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e lazer de Belo Vale, possui grande relevância quanto aos seus atributos históricos, arquitetônicos, artísticos e religiosos.
No ano de 2020, a histórica igreja, teve concluída as obras de restauração em sua parte estrutural, obras estas que compreenderam reparos na parte de fundação, alvenaria, elétrica e hidráulica, telhado e toda parte paisagística. Neste ano de 2021, iniciará as obras de restauração dos elementos artísticos, que ficarão a cargo do Instituto Cultural Flávio Gutierrez, empresa que será responsável pela execução das obras de restauro dos elementos artísticos integrados à Igreja de Sant’Ana. Fundado em 1988, o Instituto Cultural Flávio Gutierrez é uma entidade cultural que coordena e desenvolve uma série de publicações idealizadas para difundir temas associados ao Patrimônio Cultural e Artístico. A fundação também é responsável pelos espaços do Museu de Artes e ofícios, em Belo Horizonte; Museu do Oratório em Ouro Preto e o Museu de Sant’Ana em Tiradentes. O Instituto é coordenado pela Sra. Ângela Gutierrez que é administradora por formação com especialidade em marketing e entre várias atuações, se destacou como sendo Pesquisadora do Barroco Brasileiro especializada em Arte Sacra; Membro do Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN); e Ex-secretária de Cultura do Estado de Minas Gerais.
O prazo de execução da obra será de 12 (doze) meses, com início no dia 10 de agosto de 2021, tendo o valor global de contrato de R$ 1.700.000,00 (Um milhão e setecentos mil reais) e compreenderão as obras de restauro dos seguintes elementos artísticos: Retábulo mor; Retábulo Colateral; Presbitério da Capela Mor; Pinturas Parietais da Capela Mor; Arco do Cruzeiro e Implantação do Memorial em honra a Sant’Ana que será localizado na sacristia da referida Igreja.
Quando falamos dos Patrimônios Culturais de Belo Vale, sobretudo quando nos referimos a Igreja de Santana, há uma rica diversidade cultural, como visto, a qual deve ser dada continuidade, imprescindível à sua preservação. É preciso possibilitar a esta e futuras gerações, o direito à memória, a cultura e o acesso ao Patrimônio Cultural de natureza material e imaterial, fundamentais na história da sociedade.
Prefeitura de Belo Vale, Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. Preservar nossos Patrimônios Culturais, é perpetuar a nossa história.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA