A Unidade de Conservação Monumento Natural (MONA) Serra da Moeda, localizada na região de Minas Gerais, enfrenta o segundo dia de combate a um incêndio de grandes proporções nesta terça-feira (8). O fogo, que atinge áreas preservadas, mobilizou diversas equipes de emergência, com esforços concentrados para conter as chamas.
A operação é conduzida de forma conjunta pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), pela Associação Mineira de Defesa do Ambiente (AMDA) e pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). Ao todo, 13 profissionais estão envolvidos no combate ao incêndio, sendo seis bombeiros e sete integrantes da AMDA. As equipes utilizam dois veículos 4×4 do CBMMG, três da AMDA, além de dois aviões-tanque e um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que auxilia com lançamentos estratégicos de água nas áreas de maior risco.
Os trabalhos estão concentrados em duas frentes principais: uma no setor norte da Serra, considerada a área mais crítica, e outra no setor oeste, próxima ao Santuário Moeda. As equipes seguem monitorando a situação e adotando medidas para evitar a propagação do fogo.
As autoridades ainda não divulgaram informações sobre o controle total do incêndio, mas o combate segue intenso e reforçado para evitar danos maiores à vegetação nativa e às áreas de preservação da Serra da Moeda.ChatGPT pode cometer erros. Considere verificar informações importantes.