Rádio Mega FM transmite Celebrações Eucarísticas da Festa de Nossa Senhora Sant’Ana

0
447

A Capela de Santana, isolada no alto de uma colina, com adro gramado e cercado por muro de pedra, conserva, peças significativas de sua originalidade.

“Construída de taipa em 1692 pela Bandeira de Fernão Dias, com o nome primitivo de São Pedro do Paraipeva, foi destruída pelas chuvas em 1730. Reconstruída pelo Sr. Sobreira, ficou pronta em 1735. Marco da civilização em Minas Gerais, foi o segundo pouso da Bandeira que desbravava os sertões em busca das esmeraldas. Em 1763, era Santana do Paraopeba uma das mais importantes freguesias de Minas”, Jornal O Belo Vale, 1938.

Sua fachada foi reconstruída em 1735, pelo português Manoel Teixeira Sobreira. Documento do IEPHA-MG, com texto extraído de um livro da Arquidiocese de Mariana diz: “Frei José da Santíssima Trindade, em visita pastoral à igreja, em 1825, registrou em livro que a fachada principal estava já descaracterizada. A porta principal almofadada e a parte de trás da igreja mantinham-se originais”.

E a Rádio Mega FM estará presente, passando aos ouvintes de Belo Vale, Minas Gerais e Brasil, através de seu site https://mega98fm.com.br e canais digitais, toda a emoção desse grande dia, com celebrações às 9, 11 e 15 horas. O tradicional ato religioso, manifestado por milhares de romeiros e féis belo-valenses,e região será fechado à tarde com a fervorosa procissão em homenagem à Sant’Ana, São Joaquim e São José.Sugestão Livro: A história de Sobreira com suas assustadoras lendas está registrada no livro “A herança de Sobreira”, 2ª. edição, de autoria de Antônio de Paiva Moura.

Tarcísio Martins, jornalista

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA